Escritora de primeira viagem na 22ª Bienal de SP

O mais interessante de se lançar um livro é o tipo de receptividade que ele pode ter de públicos diferentes.

Depois de lançar o “London Calling” no Teatro Augusta para familiares, amigos de infância, colegas de trabalho e professores, foi só na 22ª Bienal do Livro que eu realmente vi o impacto e o tipo de público que ele agradaria.

O mais bacana foi o interesse de duas meninas adolescentes que queriam dar a volta ao mundo de bicicleta e viram no meu trabalho uma forma de realizar esse sonho. Não demorou muito e apareceu um pai que se interessou no livro e levou para a filha de 15 anos, que fará um intercâmbio na Áustria para aprender alemão. Dois rapazes mais velhos também se interessaram pela temática porque planejam uma grande viagem para a Europa e pensaram em Londres como ponto de partida. Uma moça, aparentando ter seus 30 anos, amontoada de sacolas e falando ao celular, seguiu em direção ao meu livro, agachou, leu o título com um pouco de dificuldade e disse: “A ligação ta ruim, óh, presta atenção, ta me ouvindo? Tô com um livro aqui ‘London Calling’, parece que é de brasileiros em Londres”. A ligação caiu, ela saiu correndo segurando as sacolas e não levou o livro, mas me deu um leve sorriso me parabenizando sem precisar dizer uma palavra.

Esses dias eu estava conversando com a minha irmã sobre a simplicidade do meu livro, que eu poderia vender poucos, mas se trouxesse algum tipo de mudança para pessoa que lesse eu já estaria realizada. E, na verdade, eu já estou realizada mesmo porque consegui que uma amiga da faculdade, e também ex-colega de trabalho, quebrasse o cadeado da sua caixinha de ferro e saísse da sua zona de conforto. Ela  viajou para Londres sem falar inglês, com todo o dinheiro economizado (porque vida de jornalista não é fácil) e ainda se aventurou por outras cidades europeias até chegar em Paris, onde se hospedou, para sua surpresa, num quarto de hotel vagabundo que não tinha nem chuveiro para tomar banho.

E você? Já teve alguma experiência nesse sentido?

Deixe um comentário

