A utilidade do Excel em um TCC de jornalismo

Como alguns já sabem, o meu livro oficial “London Calling – histórias de brasileiros em Londres” nasceu do meu trabalho de TCC, que na época dei o nome de “Brasileiros na Terra da Rainha”.

A trajetória desse projeto saiu no blog Novo em Folha, do jornal Folha de S.Paulo, e desde então muitos estudantes de Jornalismo têm entrado em contato comigo justamente por conta deste trecho que escrevi:

“Abri uma planilha no excel e coloquei todas as minhas prioridades: todas as entrevistas que eu precisava fazer, o que faltava coletar, o que faltava pesquisar, organizar viagens, quais eram as tarefas dos dias seguintes, quais livros eu tinha que ler. Sempre quando eu finalizava uma tarefa eu ia no excel, marcava com um traço e dava “ok”, se eu via que tarefas que eu deveria ter cumprido não estavam feitas, sem aquele “ok”, eu entrava em desespero para quitar o quanto antes. Foi assim durante todo o meu projeto”.

A tabela/planilha que eu criei no Excel, com ajuda da minha irmã Juliana, me ajudou a fixar metas e prazos e com isso eu consegui me concentrar mais no TCC e passei a não dispersar tanto como é o caso da maioria das queixas que estou recebendo por e-mail.

Para deixar a questão mais ilustrativa eu recriei uma tabela para o mês de setembro sobre um projeto fictício:

Essa tabela pode se aplicar a qualquer projeto, mas depende muito mais da determinação da pessoa em seguir e agarrar com unhas e dentes o projeto para que ele não seja uma obrigação na grade, mas algo que dê frutos. Isso é possível escolhendo um tema que tenha tudo a ver com você e em um grupo que valha a pena. Se o grupo não for bom, abandone o barco e reme sozinho, sem medo!

12 respostas em “A utilidade do Excel em um TCC de jornalismo

  1. E aí Adriana! Nunca mais te vi escrevendo lá no whiplash.net agora vc só tá nesse livro, hein. Quando vai voltar a cobrir uns shows? Abração, menina.

Deixe um comentário

