Produto inglês somente para as mulheres

Em meados de 2009, Ellen Costa saia do curso de inglês em direção a sua casa, a caminho de Cristal Palace, região ao sul de Londres. Ao descer na estação Brixton do metrô ela viu algumas pessoas com sacolinhas distribuindo algo. Ellen nem se importou. “Deveria ser algum folheto de propaganda”, pensou.

Seguindo a passos firmes, eis que ela escuta: “only for women” (somente para mulheres) e o tal do produto estava sendo retirado só por mulheres, de todas as idades. Curiosa, ela  apenas estendeu a mão e a pessoa entregou uma daquelas sacolas e ela seguiu caminho, amarrotando a mercadoria no bolso.

Em casa, ela abriu o produto e leu atentamente a descrição. Era um aparelho de segurança pessoal para mulheres. Ele dispara um barulho ensurdecedor e uma luz que deve ser usada de forma intermitente em casos de perigo. Ellen, que é minha colega de trabalho na editoria “Ilustríssima”, da Folha de S.Paulo, fez um breve teste do produto na redação. Ainda bem que era horário de almoço e poucas pessoas estavam por perto. Realmente um produto bem curioso. Será que pegaria em São Paulo?

EXIF_JPEG_YUV422

EXIF_JPEG_YUV422

“Aquela área ali de Brixton é muito perigosa, por isso que aparelhos como esse fazem sucesso”, disse ela que nunca fez uso do produto em situações reais de perigo. Se eu soubesse que era um negócio tão legal eu tinha é trazido mais para o Brasil para distribuir para as amigas como lembrancinha“, brincou.

Lembro de uma vez que sai a noite para um encontro entre colegas do curso de inglês e me vi sendo seguida por um homem próximo, se não me engano, da região de Kilburn, noroeste de Londres. Ele se dizia taxista e me oferecia uma corrida. Eu agradeci e disse que não precisava. No entanto, ele continuou a me seguir. Eu apertei os passos, olhei discretamente para trás e atravessei a rua. Ele continuava a me seguir e quando chegou bem próximo me pediu um isqueiro. Eu disse que não tinha porque não fumava.

Ao avistar o ponto de ônibus me senti aliviada. Iria pegar um daqueles famosos night bus (ônibus que funcionam 24h). Em segundos, a minha sensação de alívio se transformou em pânico. No local havia apenas uma pessoa e boa parte do comércio estava fechada, o que deixava as ruas ainda mais escuras e o suposto taxista ainda me rondava. Decidi que pegaria o primeiro ônibus que aparecesse mesmo que ele me levasse para um caminho oposto do que eu deveria ir.

No ponto, o homem tirou do bolso um crachá que mostrava que ele era taxista e vi que ele era do Afeganistão. Não vou dizer que saber da nacionalidade dele não me abalou porque eu seria hipócrita. Aquilo me assustou profundamente e ele poderia ser algum radical islâmico querendo se vingar de algo, sei lá. Mil coisas vieram a minha cabeça. Ele pediu meu número de celular, eu disse que não daria, mas ele insistiu dizendo que se eu desse ele não me incomodaria mais. Eu aceitei o acordo, e passei meu número para ele. No mesmo momento um ônibus acabara de estacionar e subi quase que sem fôlego. No dia seguinte comprei um novo chip para o celular e guardei o número antigo para casos excepcionais. Nunca mais vi aquele homem e ele não tentou me ligar.

Londres é sim uma cidade livre e que você consegue andar na rua a noite sem a sensação constante de medo, muito mais do que aqui em São Paulo. A questão é que pessoas ruins estão em todos os lugares e não dá para descuidar e achar que o primeiro mundo é um lugar perfeito. Já passei muitos momentos de sensação total de segurança e outros de muito medo em Londres. Isso é potencializado pelo fato de sermos mulheres, sempre a primeira vítima da violência, da covardia e do machismo.

5 respostas em “Produto inglês somente para as mulheres

  1. Se você tivesse ao menos ter ido tomar uns drinks com ele…poderia estar morando em KABUL hoje !!! hihihi…não Elllllen, falando sério agora, muito legal esse dispositivo..surtiria muito efeito aqui…bjs.

  2. Oi Adriana, estou terminando agora a minha jornada em Londres. Também sou jornalista, trabalhei 13 anos seguidos e decidi deixar tudo e investir em idiomas durante 1 ano e 2 meses. Morei 6 meses em Barcelona e quase 8 em Londres.
    Quando vi o de se passou o incidente logo me identifiquei, pois moro em Kilburn.
    Todos dizem que o Sul de Londres é mesmo perigoso, confesso que durante todo esse tempo aqui não vivenciei nada que me deixava com a sensação de insegurança. Indetifiquei-me muito mais com Barcelona do que com Londres, mas aqui sinto-me realmente mais segura.

    Bom, já escrevi muito. Um abraço

    • Oi Manuela!

      Obrigada pelo seu relato. Eu também me identifiquei muito com Barcelona, mas nessa cidade eu fiquei pouquíssimo tempo, o que não me permite fazer uma comparação com Londres.

      Obrigada pelo contato!

      Abs,

Deixe um comentário

