Como o jornalismo de TV pode ajudar no de jornal?

A dupla jornada em televisão e em jornal impresso/on-line pode ser complicada, cansativa e desgastante, mas, sem dúvidas, contribui imensamente para o jornalista ter um entendimento maior não só do mercado de trabalho em que ele está inserido, mas, sobretudo, do fazer jornalístico.

Vou usar como exemplo uma reportagem minha recente que saiu no caderno “FolhaTeen”, na “Ilustrada”. Eu fiz uma matéria sobre o musical “Quase Normal”, que trata de uma família cuja mãe é bipolar, mas foquei no impacto dessa doença na filha de 16 anos e trouxe famílias reais para falar da doença retratada na ficção.

Eu queria sair do básico e trazer um lide criativo (texto no primeiro parágrafo que deve introduzir o leitor ao assunto e prender sua atenção). Eis que me veio na cabeça as orientações do meu editor-chefe na TV Cultura. Lembrei de um OFF (texto narrado pelo repórter) que eu escrevi e ele pediu para que eu tentasse ser mais impactante pensando nas imagens que eu tinha. “Um lide precisa ter punch”, disse.

Há dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato (o quê, quem, quando, como, onde, por quê), e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor, nas linhas do que explica o Manual de Redação da Folha.

Pela experiência em trabalhar com o casamento de imagem e texto em televisão, pensei nas imagens fortes que eu havia visto no musical “Quase Normal”, que mostrou brigas e discussões feias entre a mãe bipolar e a filha adolescente. A inspiração para o lide foi instantânea. Parece coisa boba, mas fez uma diferença tremenda no texto e fui elogiada pelo editor do caderno. Estrelinha para mim! \o/

Você pode conferir o resultado clicando aqui.

Em outro momento nessa pauta que o jornalismo de televisão me ajudou no de jornal foi na hora de escolher o local para fotografar a atriz Carol Futuro, uma das minhas entrevistadas na reportagem.

O jornal me sugeriu pautar o fotógrafo para fazer no hotel onde a atriz estava hospedada, mas pensei que se eu estivesse em televisão eu faria com o lindo palco do teatro Faap ao fundo. E foi assim que a gente fez. Tem uma galeria de fotos aqui.

DSC00552

Deixe um comentário

