O jornalismo se curva

O fotojornalista alemão Maxim Sergienko publicou em dezembro esta ambígua foto que mostra a equipe da versão alemã do jornal Financial Times se despedindo de seus leitores, após o anúncio do fim da circulação do diário. Cerca de 256 jornalistas foram dispensados. A foto poderia ter sido tirada aqui no Brasil.

Foto: Maxim Sergienko

Foto: Maxim Sergienko

A foto traz duas interpretações, assim como a tradução de “entschuldigung”: uma despedida humilde a quem o jornalismo de qualidade mais deve respeito: ao cidadão e a democracia; e outra mais macabra a equipe se curva para receber a foice, em alusão a perda do emprego, o decreto do fim do jornalismo.

Adotei a primeira interpretação, mais romântica, pode ser. O jornalismo bom, de qualidade, independente e investigativo serve de parâmetro para analisarmos o quão democrático é um país. A curva da equipe do FT alemão é uma despedida nesse sentido. É você, leitor-cidadão, que sai perdendo.

A profissão está passando por uma travessia turbulenta frente à internet. Folha, Estadão, Valor, Abril, Brasil Econômico, Trip, Record… todos vão fazer ou estão para fazer reestruturações em suas redações, com cortes de vagas e extinção de cadernos. O novo modelo que se impõe é o de redações mais enxutas.

Aqui vai uma discussão que vale a pena ser feita. Está no blog “Casca de Besouro”, de Bruno Torturra. Clique aqui e vamos debater o nosso futuro. O encontro foi transferido para esta quinta-feira (13), no centro de São Paulo. Mais informações diretamente com o organizador ou comigo no Facebook.

Anúncios

Uma resposta em “O jornalismo se curva

  1. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get bought an shakiness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s