Livro ‘London Calling’

Livro traz o relato de histórias que vão além do luxo e do glamour da Terra da Rainha

Livro traz o relato de histórias que vão além do luxo e do glamour da Terra da Rainha

Página atualizada em 13 de julho de 2021

O livro-reportagem “London Calling – histórias de brasileiros em Londres” (Ed. Giostri), da jornalista Adriana Farias, foi lançado na 22ª Bienal do Livro de São Paulo e no Teatro Augusta em 2012. A obra ficou disponível para venda nas principais livrarias da capital, e agora pode ser comprada somente em sebos ou diretamente com a autora no e-mail afarias.jornalismo(arroba)gmail.com. A repercussão do trabalho na imprensa na época pode ser conferida clicando aqui; também há um post neste link que vale a pena ser recordado com um dos retornos mais emocionantes já recebidos pela autora sobre a obra.

Introdução do livro

Desde adolescente, quando eu estudava sobre as lutas medievais e andava com camisetas de banda, raras vezes eu lia um livro de história ou escutava os Rolling Stones sem sentir o desejo de estar no palco onde tudo começou. Alguns anos depois, lá estava eu de malas prontas e ao som de Wild Horses a caminho da Europa.

Foram meses na terra fundada pelos romanos às margens do rio Tâmisa: antes, Londinium; hoje, Londres. Além de outros quinze dias “mochilando” pelo cenário deslumbrante da Cidade Luz, por entre castelos tenebrosos, ruas sem pudores, construções góticas e perdendo a respiração diante de obras como as de Michelangelo e Leonardo da Vinci.

Desembarquei em Londres na época em que o sol era uma raridade e o céu escurecia às quatro e meia da tarde. O colega muçulmano  a amiga chilena, o professor indiano, a família polonesa, a dançarina turca, o punk inglês, o refugiado sudanês, o clima extremamente frio, com nevadas, o som vindo dos pubs, o chá com leite, a cerveja quente e os parques vistosos insistiam em me dizer que eu não estava no Brasil, mas diante de uma nova realidade multicultural, social, econômica e política.

O choque foi tão grande que me levou, desesperadamente, a compartilhar experiências boas e ruins com um grupo de estudantes brasileiros que conheci durante o curso de inglês. Eu queria desabafar. Quando me dei conta, já não via mais Londres pela temática luxuosa e glamourosa das cores vermelha e azul, eu enxergava na bandeira inglesa a imponência do verde e amarelo que não era vista a olho nu.

Passei a conhecer brasileiros de todos os cantos do país. O que mais me fascinava era descobrir os motivos e os sonhos que levavam essas pessoas a deixarem o sol, as praias e o calor humano do Brasil para recomeçar a vida em terras frias, sozinhos, dividindo apartamentos apertados, trabalhando em “subempregos” e sobrevivendo do jeito que dava.

Da mesma forma, enchiam-me os olhos as conversas de jovens brasileiros que não queriam ficar reféns de um mês de férias por ano no Brasil e, assim, metiam o pé na estrada e viravam cidadãos do mundo. Também me tirava o fôlego as experiências do músico e jornalista Kid Vinil com o punk inglês do The Clash e do Sex Pistols no fim dos anos 1970.

Foi a partir desses e outros relatos inspiradores que surgiu a ideia deste livro. São histórias de vida que continuam até hoje na Terra da Rainha, outras que duraram um mês, três meses, dez anos e, inclusive, uma que terminou em tragédia: a morte do mineiro Jean Charles de Menezes no metrô de Londres.

Eu procurava ingleses; encontrei brasileiros.

2 respostas em “Livro ‘London Calling’

Deixe um comentário